quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Papel

Se pegarmos uma folha de papel e dobrarmos ela 42 vezes. Até que altura você acha que ela vai chegar? Provavelmente você deve estar pensando em alguns centímetros no melhor dos casos, mas a coisa é muito mais incrível do que isso.
O problema de ir dobrando uma folha é que seu tamanho cresce de maneira exponencial, ou seja, dobra a cada vez. Inicialmente temos apenas a altura de uma folha, na dobrada seguinte temos duas, depois quatro, na seguinte oito e na outra dezesseis, depois trinta e duas e assim vai: 64, 128, 256, 512, 1024, 2048. Quando a folha tiver sido dobrada 30 vezes, teremos 1073741824 vezes a grossura dela. Caso a folha tivesse 1 milímetro de altura, isso daria mais de um milhão de metros!
Para que uma folha de 1 mm chegue até a Lua, só precisamos dobrar ela 42 vezes. Na 41ª vez, ela terá a metade da distância entre nosso planeta e seu satélite natural, completando o caminho com apenas mais uma dobrada, pois, como foi dito, cada nova dobra faz a folha ficar com o dobro da altura passada.
O problema com esse crescimento é que a força necessária para dobrar a folha cresce de maneira exponencial também, tornando quase impossível que uma pessoa dobre uma folha mais de 8 ou 9 vezes.

©2016 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por http://www.sigaonlinetecnologia.com.br/ - http://www.criacaodesitesdf.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©2016 Todos os direitos reservados | Criação de Sites DF - Desenvolvido por http://www.sigaonlinetecnologia.com.br/ - http://www.criacaodesitesdf.com.br/