terça-feira, 22 de novembro de 2016

Por que quem nasce em Salvador é “soteropolitano”?

Muitos dos adjetivos que se referem a cidades, estados ou países têm origem grega ou latina. É o caso de “tricordiano”, que se refere a Três Corações (MG), cidade natal de Pelé. Esse adjetivo é formado pelos elementos latinos “tri” (“três”) e corcordis (“coração”), aos quais se agrega a terminação “-iano”. “Soteropolitano” se refere a “Soterópolis”, que os dicionários dão como “helenização” do nome da capital do Estado da Bahia. Que vem a ser “helenização”? É o “ato de helenizar”. Os helenos deram origem ao povo grego. Em outras palavras, “helenizar” é “tornar conforme ao caráter grego”. Pois bem, em sua versão “grega”, Salvador se transforma em “Soterópolis”, que, segundo Caldas Aulete, vem de soter(“salvador”) + polis (“cidade”). Além de “soteropolitano”, existe a forma “salvadorense”. É bom lembrar que muitos baianos se referem à capital de seu estado como “Cidade da Bahia”, o que explica por que alguns dicionários (o “Houaiss” e o de Caldas Aulete, por exemplo) registram “baiano como relativo a todo o Estado da Bahia ou apenas à capital”.  
Fonte: Nossa Língua Curiosa


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Curiosidade

curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado. A curiosidade faz parte do instinto humano, pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. Também se designa desse modo qualquer informação pitoresca. A curiosidade é mais uma característica do instinto animal.

curiosidade humana é o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido. A curiosidade, porém, quando ultrapassa um limite pré-estabelecido pela ética social, como por exemplo a invasão de espaço alheio, pode ser reprimida. Alguns termos populares podem designar alguém demasiadamente curioso: xereta, intrometido, bicão, intruso. o excesso de curiosidade causa no curioso a insatisfação, pois o ele não pode saber de tudo, ao perguntar alguém com o excesso desse sentimento pode atormentar essa pessoa com várias perguntas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

10 curiosidades engraçadas e incríveis que você não vai acreditar

1. Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e 5 dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.

2. Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.

3. O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.

4. O orgasmo de um porco dura 30 minutos.

5. Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome.

6. O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.

7. Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia.

8. Estrelas-do-mar não têm cérebros.

9. Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.

10. Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.


30 curiosidades engraçadas para alegrar sua semana

  1. Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.
  2. Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.
  3. O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.
  4. O orgasmo de um porco dura 30 minutos.
  5.  Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome.
  6. Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora.
  7. O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.
  8. A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.
  9. O bagre tem mais de 27 000 papilas gustativas.
  10. Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia.
  11. As borboletas sentem o gosto com os pés.
  12. O músculo mais forte do corpo é a língua.
  13. Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.
  14. Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.
  15. A urina dos gatos brilha quando exposta a luz negra.
  16. O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.
  17. Estrelas-do-mar não têm cérebros.
  18. Ursos polares são canhotos.
  19. Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.
  20. O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
  21. Só um homem a cada 400 é flexível o bastante para dar a si mesmo prazer oral.
  22. As uvas explodem quando colocadas no microondas.
  23. Em Vênus, 1 ano dura 243 dias.
  24. Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
  25. De acordo com o Instituto de Pesquisas Sexuais dos EUA, usuários de redes sociais fazem 3x menos sexo que as outras pessoas.
  26. Normalmente a mão esquerda digita 56% das palavras. Observe
  27. 16% das mulheres nascem loiras. 33% das mulheres são loiras.
  28. A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome.
  29. A brasileira de maior sucesso mundial nasceu em Portugal, se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha e era conhecida como Carmem Miranda.
  30. Os CDs foram feitos para comportar 74 minutos de música, pois essa é a duração da Nona Sinfonia de Beethoven.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

curiosidades sobre a anestesia

Sem dúvida, a anestesia, tanto local como geral, foram grandes descobrimentos para medicina. Esta permite que o paciente possa aguentar pequenas e grandes cirurgias sem sentir qualquer dor durante o procedimento. Acompanhe como tudo começou, tipos de anestesias e saiba ainda do que é feito esta famosa substância, capaz de fazer pessoas dormirem por horas enquanto são operados.

História da anestesia

De forma geral, a anestesia significa ausência de sensações. Ela altera os sentidos da consciência através de medicamentos. É um estado em que o paciente não sente qualquer tipo de dor. A anestesia é um conceito bem antigo, porém, empregado de forma completamente diferente. Em 5.000 a.C. até ao século XI d.C., os egípcios descobriram algumas plantas que ofereciam esse efeito sedativo. Mas a partir do século XVI até ao século XVIII, a forma de diminuir as dores e sensações durante as cirurgias era através do álcool. Claro está que a ingestão do álcool não era tão eficaz como são as anestesias dos dias de hoje. Por essa razão o paciente acabava sempre por sentir dores.
Já no ano de 1773 foi descoberta a existência de um gás que possuía propriedades capaz de deixar um paciente inconsciente, mas por pouco tempo, método aplicado por inalação. Este gás ficou conhecido como dióxido de nitrogênio.
Após muitos anos de estudos, pesquisas e experimentos, em 1846, aconteceu a primeira cirurgia feita a partir de uma anestesia que fez o paciente sair do seu estado normal, levando-o a dormir profundamente, permitindo assim o trabalho dos médicos cirúrgicos, sem prejudicar o paciente. E esta anestesia era nada mais do que o éter, que ao ser inalado, causa a perda dos sentidos e faz com que a pessoa adormeça, voltando horas depois do efeito acabado.
No entanto, no período de 1930 a 1970, e com os avanços da medicina, foram criadas as anestesias injetáveis, incomparavelmente mais segura e eficaz. Nos dias de hoje, com a ajuda da tecnologia, foram inventados sistemas informáticos para acompanhar os pacientes nas salas de cirurgia, as suas funções cardíacas e monitorar cada segundo do estado corporal do paciente. Tudo isso foi um grande passo para a história da anestesia.

Tipos de anestesia

Segundo os especialistas na área, as anestesias da atualidade são feitas a partir de várias substâncias químicas. Na verdade, as anestesias podem ser divididas em três grupos. O primeiro é direcionado à anestesia local, aplicado diretamente no corte cirúrgico ou na incisão, geralmente para pequenas e simples cirurgias. A segunda, a anestesia geral, bloqueia a memória e a dor, os músculos ficam relaxados e o sono profundo é induzido. E por último, anestesia regional, que bloqueia os nervos em um só membro ou em partes diferentes.

De que são feitas as anestesias?

As substâncias que envolvem as anestesias são óxido nitroso (gás inorgânico), éter, isoflurano, desflurasno, sevoflurano, substâncias consideradas hidro carbonetos. Segundo os médicos, estas substâncias atuam na membrana dos neurónios, impedindo a transmissão de impulsos ao sistema nervoso, evitando assim que o paciente sinta dor ou qualquer tipo de incómodo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Curiosidades engraçadas sobre os mais diversos assuntos

Você já viu o filme "De volta para o Futuro II?" Se você viu, deve se lembrar que no Almanaque dos Recordes dizia que em 1997 o time da Flórida ganharia o campeonato "World Series" em 1997. Na época em que o filme foi feito (nos anos 80), a Flórida nem se quer tinha um time, mas no dia 26 de Outubro de 1997 ela foi a campeã do World Series, exatamente como dizia o Almanaque.

Se todos os cachorros quentes consumidos pelos americanos em 1 ano fosse enfileirados, poderia ser feita uma "ponte" que daria duas vezes a distância da Terra até a Lua.

O Sol libera mais energia em um segundo do que tudo que a humanidade já consumiu em toda a sua existência.

Quando você for ao Mc Donalds, preste atenção na maneira com que os atendentes colocam a comida na sua bandeija: o "M" estará sempre virado para o seu lado.

Ratos não vomitam.

Napoleão Bonaparte calculou que as pedras usadas para a construção das pirâmides do Egito seriam suficientes para construir um enorme muro ao redor da França.

111,111,111 x 111,111,111 = 12,345,678,987,654,321

"J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.

A ovelha Dolly tem esse nome porque ela foi criada a partir de uma célula da glândula mamária da mãe, e em homenagem aos grandes seios de Dolly Parton.

Quando você refrigera alguma coisa, você não está fazendo com que ela se torne fria, e sim, retirando seu calor.

A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.

Nesse exato momento há mais de 100.000.000 microorganismos se alimentando, se reproduzindo, nadando e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.

Para algumas pessoas, comer aspargos deixa a urina com cheiro diferente.

Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia.

Os CDs foram concebidos para comportar 72 minutos de música porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Bethoven.

Está provado que o cigarro é a maior fonte de pesquisas e estatísticas.

Relâmpagos matam mais do que vulcões, furacões e terremotos.

Apenas 0,5% transmitem doenças.

Se você apertar Ctrl+Shift+seta em cima de um texto, o cursor selecionará palavra por palavra.

Os chipanzés são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.

O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.

O nome HAL, do computador do filme "2001, uma odisséia no espaço" não foi escolhido à toa. Ele é formado pelas letras imediatamente anteriores às que formam a palavra IBM.

O forno de microondas surgiu quando um pesquisador que estudava as microondas percebeu que elas haviam derretido o chocolate que estava em seu bolso.

Na França é proibida a venda de bonecos que não tenham rostos humanos, como ETs.

As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

O nome do meio de Jonh Lennon era "Winston"

Michaelangelo morreu aos 88 anos.

Astronautas não podem comer feijão antes de suas viagens, pois os gases podem danificar as roupas espaciais.

Meninos com nomes estranhos geralmente tem mais problemas mentais que as meninas.

Os russos atendem ao telefone dizendo "Estou ouvindo"

Até 1967 o uso do LSD era permitido na California.

15% das mulheres americanas mandam flores para si mesmas no dia dos namorados.

Antes da Segunda Guerra, a lista telefônica de Nova Yorque tinha 22 Hitlers. Depois dela, não tinha mais nenhum.

O nome científico do gorila é "Gorilla, gorilla, gorilla".

O livro mais vendido no mundo é a Bíblia.

7% dos americanos acredita que Elvis está vivo. 25% dos americanos acha que Sherlock Holmes existiu. 25% também acreditam em fantasmas, e 10% dizem ter visto um.

Graham Bell atendia o telefone dizendo "Ahoy"

As mulheres compram mais roupas masculinas que os homens.

As mulheres são as maiores compradoras de: cuecas e barbeadores elétricos.

Gillian Anderson, a Agente Scully do seriado "Arquivo X" perdeu a virgindade aos 13 anos.

A Barbie já vendeu mais carros que a General Motors. Ela é também a boneca mais bem sucedida da história dos brinquedos. Alguns colecionadores possuem até 7000 bonecas.

Se as doenças do coração, o câncer e a diabete fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria 99,2 anos.

Shigechio Isumi, um pescador japonês viveu 121 anos.

110.000 pessoas vão ter mais de 100 anos em 2004.

As palavras cruzadas surgiram em 10 de abril de 1924.

Shaquile O'neil usa um par de tênis por partida.

Uma mulher chamada Mum-Zi já era avó com 17 anos. Ela teve sua filha com 8 anos e 4 meses, e sua filha também se tornou mãe com 8 anos!

A filha de Shakespear era analfabeta.

Antes de 1800, os sapatos para os pés direito e esquerdo eram iguais.

Americanos consomem 16.000 toneladas de aspirina por ano.

Uma pulga fêmea consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue!

Há mais de 2400 espécias de pulgas conhecidas.

Quando cobras nascem com duas cabeças, as cabeças brigam entre si por comida.

Einstein nunca foi um bom aluno, e nem sequer falava direito aos 9 anos. Seus pais achavam que ele era retardado.

O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.

O elefante é o único animal com quatro joelhos.

Um bilhão de segundos equivale a 31,7 anos.

O nome original de Luke Skywalker era Luke Starkiller.

Willard Scott foi o primeiro Ronald Mc Donald.

16% das mulheres nascem loiras. 33% das mulheres são loiras.

A população mundial deve dobrar em 2050.

10.000 produtos químicos são criados por dia.

Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.

É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.

A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos.

98% dos japoneses são cremados.

Uma asa de mosquito se move 1000 vezes por segundo.

Ovelhas não bebem água corrente.

Antes da Segunda Guerra os negros não eram aceitos no Exército Americano.

Um coelho pode ver atrás de si mesmo sem mexer o pescoço, graças a seus olhos que ficam do lado da cabeça.

As únicas pedras da Antártida são fragmentos de meteoritos.

O crânio tem 29 ossos.

A Microsoft gasta mais atendendo ligações de usuários com problemas que produzindo seus programas.

Uma pessoa morre de câncer por hora.

Os americanos gastam mais com comida de cachorro que com comida de bebê.

Os koalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto.

Seu cabelo cresce mais rápido à noite, e você perde em média 100 fios por dia.

Os astronautas são mais altos no espaço que na Terra, devido à ausência de gravidade.

Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.

O Incrível Hulk era originalmente cinza.

A palavra "VIP" significa "Very Important Person" 

Fonte:
http://primeirobhp.vilabol.uol.com.br/hp7.htm


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Dá para chorar debaixo d’água?


Dar até dá, mas não é um choro propriamente dito. Como você continua sentindo as emoções, suas glândulas não deixariam de produzir as lágrimas. Mas elas saírem dos olhos seria um trabalho difícil, já que, nessa situação, a água faz pressão contra os canais lacrimais atrapalhando — e até impedindo — o fluxo do choro. No caso de, vá lá, fazer com que as gotículas conseguissem vencer a pressão, seria como se nada tivesse ocorrido, já que elas se dissolveriam instantaneamente na água. Ou seja, seria um chorar introspectivo. Ninguém, a não ser você, poderia saber o que está acontecendo. 

Como se estabeleceu quanto pesaria 1 kg ?

Em Versalhes no século 18, o rei da França, Luís XVI, convocou cientistas para que estabelecessem uma medida de peso, aspecto importante nas negociações comerciais. A comissão, que incluía o químico Antoine Lavoisier, aquele do “Nada se cria, nada se perde”, definiu que um quilo corresponderia a um litro de água no ponto de congelamento. Veio a Revolução Francesa, cortaram a cabeça do rei — e Lavoisier perdeu a sua também —, mas a ideia ficou. Como o peso da água varia de acordo com a pureza, uma conferência internacional em 1889 resolveu construir um cilindro de platina e irídio, eternizando a medida. A partir de então, um quilo tem que ter o mesmo peso do cilindro, guardado em Paris, e usado até hoje para calibrar balanças.

Você tem medo de quê?




Todo mundo tem medo de alguma coisa e isso é absolutamente normal, faz parte do instinto de sobrevivência e preservação. Porém, quando há um temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares, estamos falando de Fobias.

Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
Os sintomas são: transpiração excessiva, taquicardia, náusea, vertigem, calafrios, dor no peito, sensação de falta de ar e formigamento.

Os três tipos básicos de fobias são: a agorafobia, a fobia social, as fobias específicas.
Abaixo você encontra uma lista das fobias mais comuns e algumas muito curiosas.

E você, tem medo de quê?


  • Abissofobia — medo de abismos, precipícios; 
  • Ablepsifobia — medo de ficar cego; 
  • Ablutofobia — medo de tomar banho; 
  • Acluofobia — medo ou horror exagerado à escuridão; 
  • Acrofobia — medo de altura; 
  • Aeroacrofobia — medo de lugar aberto e alto; 
  • Aerodromofobia — medo de viagens aéreas; 
  • Aerofobia — medo de ventos, engolir ar ou aspirar substâncias tóxicas; 
  • Afefobia — medo de ser tocado; 
  • Agorafobia — medo de lugares abertos, de estar na multidão, lugares públicos ou deixar lugar seguro; Agirofobia — medo de ruas ou cruzamento de ruas; 
  • Amatofobia — medo de poeiras; 
  • Ambulofobia — medo de andar; 
  • Amnesifobia — medo de perder a memória; 
  • Ancraofobia ou Anemofobia — medo de correntes de ar; 
  • Anatidaefobia — medo de ser observado por patos; 
  • Anginofobia — medo de engasgar; 
  • Antofobia — medo de flores; 
  • Antropofobia — medo de pessoas ou da sociedade;
  • Apifobia — medo de abelhas; 
  • Aracnefobia ou Aracnofobia — medo de aranhas; 
  • Astrofobia ou astrapofobia — medo de trovões e relâmpagos; 
  • Autofobia — medo de si mesmo ou de ficar sozinho (Monofobia, Isolofobia); 
  • Botanofobia — medo de plantas 
  • Caetofobia — medo de pêlos; 
  • Catagelofobia — medo do ridículo (estar ou ser); 
  • Catisofobia — medo de sentar-se; 
  • Catoptrofobia — medo de espelhos; 
  • Catsaridafobia — medo de baratas; 
  • Cenofobia ou centofobia — medo que caracteriza-se pela aversão e medo mórbido de sentir inquietação de grandes espaços abertos; 
  • Cinofobia — medo de cães; 
  • Corofobia — medo de dançar; 
  • Coitofobia — medo ou aversão à sexo; 
  • Cromofobia ou cromatofobia — medo de cores; 
  • Cronomentrofobia — medo de relógios; 
  • Claustrofobia — medo de espaços confinados ou lugares fechados ou seja, o oposto da agorafobia; 
  • Clinofobia — medo de ir para cama; 
  • Colpofobia — medo de órgãos genitais; 
  • Coprofobia — medo de fezes; 
  • Coulrofobia — medo de palhaços; 
  • Deipnofobia — medo de jantar e conversas do jantar; 
  • Dendrofobia — medo de árvores; 
  • Dextrofobia — medo de objetos do lado direito do corpo; 
  • Disabiliofobia — medo de se vestir na frente de alguém; 
  • Eisoptrofobia — medo de espelhos ou de se ver no espelho; 
  • Eleuterofobia — medo da liberdade; 
  • Emetofobia — medo de vomitar; 
  • Enosiofobia ou enissofobia — medo de ter cometido um pecado ou crítica imperdoável; 
  • Entomofobia — medo de insetos; 
  • Equinofobia — medo de cavalos; 
  • Eremofobia — medo de ficar só; 
  • Escopofobia ou escoptofobia — medo de estar sendo olhado; 
  • Espectrofobia — medo de fantasmas ou espectros; 
  • Estenofobia — medo de lugares ou coisas estreitas; 
  • Estruminofobia — medo de morrer defecando; 
  • Fagofobia — medo de engolir ou de comer; 
  • Falacrofobia — medo de tornar-se careca; 
  • Fengofobia — medo da luz do dia ou nascer do sol; 
  • Fobia social — medo de estar sendo avaliado negativamente (socialmente) 
  • Geliofobia — medo de rir; 
  • Gerontofobia — medo de pessoas idosas; 
  • Glossofobia — medo de falar ou tentar falar em publico; 
  • Hexacosioihexecontahexafobia — medo do número 666; 
  • Hidrofobia — medo de água; 
  • Hielofobia ou hialofobia — medo de vidro; 
  • Hobofobia — medo de bêbados ou mendigos; 
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia — medo de palavras grandes; 
  • Iatrofobia — medo de ir ao médico; 
  • Lactofobia — medo de leite; 
  • Lissofobia — medo de ficar louco; 
  • Locquiofobia — medo de nascimento (criança); 
  • Maniafobia — medo de insanidade; 
  • Melanofobia — medo de cor preta; 
  • Melofobia — medo ou ódio de música; 
  • Mirmecofobia — medo de formigas; 
  • Motefobia — medo de borboleta e mariposa; 
  • Musofobia ou murofobia — medo de ratos;
  • Narigofobia — medo de narizes; 
  • Obesofobia — medo de ganhar peso (pocrescofobia); 
  • Odontofobia — medo de dentista ou cirurgia odontológica; 
  • Oftalmofobia — medo de estar sendo vigiado; 
  • Olfactofobia — medo de cheiros; 
  • Ombrofobia — medo de chuva ou de estar chovendo; 
  • Ometafobia ou omatofobia — medo de olhos; 
  • Oneirofobia — medo de sonhos; 
  • Onomatofobia — medo de ouvir certas palavras ou nomes; 
  • Octofobia — medo do numero 8. 
  • Pedofobia — medo das crianças; 
  • Penterofobia — medo da sogra; 
  • Pirofobia — medo do fogo; 
  • Ripofobia — medo de defecar; 
  • Selenofobia — medo da lua; 
  • Siderofobia — medo de estrelas; 
  • Sinistrofobia — medo de coisas do lado esquerdo, mão esquerda; 
  • Sociofobia — medo da sociedade ou de pessoas em geral; 
  • Somnifobia — medo de dormir; 
  • Tafofobia ou tafefobia — medo de ser enterrado vivo; 
  • Talassofobia — medo do mar; 
  • Teatrofobia — medo de teatro; 
  • Telefonofobia — medo de telefone; 
  • Teofobia — medo de Deus ou de religião; 
  • Teratofobia — medo de crianças ou pessoas deformadas; 
  • Termofobia — medo de calor; 
  • Tetrafobia — medo do número 4; 
  • Triscaidecafobia — medo do número 13; 
  • Unatractifobia — medo de pessoas feias; 
  • Uranusfobia — medo do planeta Urano; 
  • Uranofobia — medo do céu; 
  • Uiofobia — medo dos próprios filhos; medo da prole. 
  • Xantofobia — medo da cor amarela / medo de objetos de cor amarela; 
  • Zoofobia — medo de animais.

©2016 Todos os direitos reservados | Criação de Sites DF - Desenvolvido por http://www.sigaonlinetecnologia.com.br/ - http://www.criacaodesitesdf.com.br/